O tal do Tráfego Pago

Preparamos um texto rápido para você não viajar no meio do caminho

Não adianta ter um site legal, se você não recebe nenhum visitante. O Tráfego Pago nada mais é do que a estratégia de investir em anúncios dentro de plataformas online. Ele irá atrair mais visitantes para o site da sua empresa, páginas de vendas ou sua loja online.

Sua empresa tem que estar disponível para seu público encontrá-la, seja através de pesquisas no Google, no Instagram, LinkedIn, Youtube, Facebook entre outras plataformas.

Algumas empresas investem com o objetivo de aumentar a sua base de contatos, outras para divulgar a própria marca e gerar reconhecimento. Cada estratégia direciona as campanhas para uma determinada ação dentro da plataforma.

Entre as fontes de tráfego pago existentes, a mais conhecida delas é o Google Ads, plataforma de anúncios do próprio Google, onde é possível criar anúncios nos resultados de pesquisas sobre determinados assuntos. Tal seleção, é feita através de palavras-chave que acionam a exibição dos anúncios quando uma pessoa procura por um determinado produto ou serviço. Após o clique no anúncio, o usuário é direcionado para a página de destino atrelada a ele – e é desta maneira que o tráfego pago acontece. Investindo em tráfego pago, você atrai mais visitantes de forma rápida e eficaz.

E como funcionam estas plataformas?

GOOGLE Ads

Dentro da ferramenta Google Ads é possível criar anúncios que serão exibidos nos resultados de pesquisa dentro do próprio Google ou em sites parceiros.

Uma das principais vantagens de investir no Google Ads é a segmentação, que inclui: palavras-chave, localidades, horários, idiomas, dispositivos, entre outras. Também é feito o controle de orçamento das campanhas e é possível obter a avaliação de sucesso da mesma – pelo painel você consegue visualizar o movimento das campanhas, termos de pesquisas, conversões e etc.

A plataforma também oferece a oportunidade de fazer testes A/B para ver quais anúncios funcionam melhor para determinadas segmentações escolhidas.

YOUTUBE Ads

Esta plataforma possibilita a exibição de anúncios dentro do próprio Youtube e as campanhas são gerenciadas pelo painel do Google Ads.

Esta plataforma é ideal para anunciantes que já possuem vídeos bem produzidos, capazes de promover e encantar através deste formato. A veiculação pode ser feita dentro dos próprios vídeos ou como sugestão.

META Ads

É a plataforma de anúncios do Instagram e Facebook. É outra maneira efetiva de trazer visitantes valiosos para o seu site ou langing page e alcançar diversos objetivos de marketing.

Também facilita a definição de uma segmentação mais detalhada da audiência que você deseja alcançar com seus anúncios nas duas redes sociais. Os anúncios podem ser exibidos através de fotos e vídeos e serão apresentados nas plataformas dentro do próprio feed, stories e nos reels. Você consegue selecionar localidades, faixa etária e interesses – o que torna sua campanha mais interessante e certeira.

LINKEDIN Ads

Esta rede social é totalmente voltada para negócios e carreiras, então ela é super legal para anunciantes de negócios b2b, principalmente. O LinkedIn permite a exibição de anúncios na timeline, através da caixa de mensagens e na barra lateral – a segmentação de público pode ser feita por cargo, título, nível de experiência, tamanho de empresa, entre outros.

E como escolher entre elas?

A escolha das plataformas para você investir deve ser feita de acordo com os objetivos do seu negócio e com o público que você quer atingir. Você precisa de estratégia. Para isso, faremos uma avaliação geral de perfil e comportamento e enfim, decidiremos quais são as melhores opções para cada cliente. 

É importante que a sua marca defina em conjunto à agência qual será o desenho da persona (cliente ideal), as localidades que pretende e consegue atender, as palavras-chave cruciais, as chamadas poderosas e call to actions das campanhas e a verba que será investida.

Ele não poderia faltar: o orçamento.

Primeiramente, determine um investimento mensal geral para o marketing da sua empresa e, em seguida, discuta com a sua agência as possibilidades de divisão da verba de acordo com a quantidade de campanhas e plataformas que serão mais eficazes para o seu negócio. Considere também a possibilidade de ajustar o valor conforme necessário, com base nos resultados que vão surgindo e nos insights que provavelmente vão aparecer no meio da sua jornada.

 

Este post foi escrito de maneira generalizada para que você possa ter um entendimento global sobre o assunto e esclarecer dúvidas básicas. Para mais informações sobre o tema e esclarecimento de estratégias estamos à disposição para avaliar e fazer uma consultoria de mídia paga para sua empresa.

Alessandra Guerra Zanin

Sócia-fundadora da Sette

Gestora de Contas Google há mais de 15 anos na agência